Respostas ao Esclarecimento

Processo n° 1535 / 2012

Solicitação de esclarecimentos nº 1

Concorrência n° 01/2013 – HCFMB

Assunto: Respostas às Solicitações de Esclarecimentos para execução da obra de Construção de Edifício para abrigar o Ambulatório de especialidades do HCFMB.


Conforme segue abaixo, informamos as respostas aos questionamentos apontados Empresa SCHAHIN ENGENHARIA S/A:

a) No item 5.2.4. Declara que a possibilidade de participação de ME, Empresa Individual e Cooperativas, tem a liberação para participar do Certame, em atendendo o item 5..1.4, porém no nosso entendimento as mesmas deverão comprovar com Atestação firmada pelo CREA sua qualificação técnica, isso é correto?


Resposta: Conforme o item 5.2.4 – Tratar-se da Regularidade Fiscal


b) No item 8.1 o prazo de execução desta licitação é de 24 (vinte e quatro) meses, e vigência de 27 (vinte e sete) meses. No item 8.5 b) declara que prazo para execução do projeto executivo é de 120 dias após assinatura do contrato. São 120 dias estes inclusos nos 24 meses da execução da licitação?

Resposta: Sim, incluso nos 24 meses, conforme o, item 8.5 letra a.


c) Quanto tempo após a entrega dos projetos executivos ao HCMFB, que pode como previsto ser entregue em 120 dias terão sua aprovação?

Resposta: Após a entrega dos respectivos projetos, o setor de Engenharia se reunirá com seus executores, para posterior aprovação.


d) As aprovações legais estão também inclusas, somente após a aprovação da fiscalização do HCMFB terão seus tramites de aprovações junto aos órgãos, para posterior início da obra (ex. Licença de operação), como será computado este prazo contratual e de execução?


Resposta: Não. O campus do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – HCFMB é isento


e) Como os projetos serão desenvolvidos pela empresa ganhadora da licitação, os direitos autorais do projeto foram concedidas pelas empresas desenvolvedoras do projeto inicial? Será fornecida autorização para contratação de outra empresa que não as que desenvolveram o projeto inicial?


Resposta: O projeto executivo será elaborado pela vencedora, podendo vincular sua respectiva ART na ART do projeto básico.Lembramos que o projeto executivo não altera o básico, em seu contexto geral, ele  transforma o básico em executável.



f) As aprovações Junto ao corpo de Bombeiro já foram obtidas?


Resposta: Não será necessária a aprovação, somente execução dos projetos de combate a incêndio.



g) Há aprovação Municipal para construção do empreendimento?

Resposta: Não. O campus do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – HCFMB é isento.


h) No itel 10.1 período de medição são 10 dias uteis ou corridos?


Resposta: Conforme o item 10.1 do Edital 30 dias entende-se corridos.



i) Há na planilha local para instalação de canteiro de 920 m2, haverá disponibilização de área que não seja da edificação para instalação de canteiro?

Resposta: Sim, existe disponibilidade de área, conforme mostra o platô no projeto de Implantação.


j) No dia da Visita não foi detectada entrada de energia, para construção, bem como entrada de água. Está será disponibilizada, nos limítrofes da edificação? Ou a vencedora terá que solicitar junto a concessionária a ampliação de rede? Este custo será da vencedora?

Resposta Sim, será disponibilizado nos limítrofes da edificação. O custo será da licitante vencedora, conforme item 1.6.1.32 (planilha elétrica) e item 1.1 (planilha hidráulica). As informações necessárias, constam nos projetos e memoriais descritivos respectivos.


k) Existem na planilha sondagens a serem feitas. Não foram feitas sondagens suficientes em atendimento as normas para elaboração da previsão da fundação o que originou a planilha?

Resposta: Foi utilizado como referência as sondagens de áreas e construções próximas a edificação.


l) Na planilha de medição não identificação transporte de terra, apenas ESCAVAÇÃO MECÂNICA C/ BOTA FORA, BOTA FORA TERRA EXCEDENTE, Qual é distancia do Bota fora? Este é oficial e licenciado? Qual o endereço?

Resposta: A Licitante vencedora, na ocasião da execução, deverá entrar em contato com a Prefeitura Municipal de Botucatu e apurar o local destinado para bota fora, determinado por ela.


m) Tendo em vista que o projeto executivo ainda será elaborado, o concreto das estacas é de 20 Mpa, como será tratado caso o calculista identifique a necessidade de utilizar 30 Mpa? Será aditado? Quais tabelas serão adotados como preço em prioridade, SINAPI, CPOS, mercado..?

Resposta O calculista do projeto inicial entende que não há problema em manter o Fck das estacas em 20 Mpa, portanto, não tendo a necessidade de se aditar. Caso o novo calculista da licitante vencedora queira o 30Mpa, a diferença de valores correrá por conta da construtora.

Sim será adotada esta ordem de prioridade das tabelas: SINAPI e CPOS e valor médio de mercado.

n) A orientação dada de BDI em 23%, onde contem CMPF (inexiste atualmente) ISS 2,43% (sem cálculo demonstrativo) Lucro Presumido (particularidade de cada empresa),CSLI (imposto Federal), como estes itens serão aditados caso o valor ultrapasse em percentual?


Resposta: O BDI utilizado pelo HCFMB é apenas orientativo, portanto cada licitante deverá elaborar a sua própria composição do BDI, pois cada um tem suas peculiaridades quanto ao faturamento, lucratividade, custo administrativo, fluxo de caixa, entre outros, desde que não ultrapasse o valor fixado no Anexo II – Planilha Orçamentária, CPOS versão 160/13, atualizada em 01/06/2013.


o) EPIs e Ferramentas – Esta interligado ao numero de funcionários estarão inclusos no BDI como será remunerado e aditado estes valores?

Resposta: Deverá fazer parte da composição de custo indireto da Licitante, pois não será aditado.


p) Água e Luz serão inclusos em planilhas ou deve-se adotar no BDI?

Resposta: A contratante fornecerá a entrada de água até o canteiro de obras, bem como a energia elétrica até um quadro de energia no canteiro.

q) Não identificamos em planilha transportes verticais e horizontais, estes deverão ser inclusos também no BDI?

Resposta: Sim.

________________________________

Engº. Márcio Franco Graziano

Gerente de Engenharia Hospitalar – ATPE

Endereço do HC

Distrito de Rubião Junior
Botucatu – SP
CEP: 18618970
Como chegar (Mapa)
PABX: (14) 3811-6000